Ação ocorre após novo registro do animal no bairro e contará com equipes da Viam e ACEs para inspeção e captura em imóveis da região.
Equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão realizar, na noite da próxima terça-feira, 18, uma operação noturna de busca ativa de escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) no bairro Cohab C. A ação foi desencadeada após a notificação de um exemplar encontrado na sala da residência de uma moradora.
“Esta não é a primeira vez que tivemos registros de ocorrência de escorpião-amarelo nesta região do Cohab C. Em outubro, registramos um acidente por picada do animal, que estava dentro do sapato da paciente”, explica o responsável técnico pelo Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos (NVRAAB), Róbinson Martins Korschner.
A operação mobilizará técnicos da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (Viam) e agentes de combate a endemias (ACEs), que irão inspecionar o imóvel onde o aracnídeo foi localizado e as residências próximas, visando à captura e ao monitoramento da espécie.
O médico veterinário Marco Antônio Rocha Pereira detalha que o escorpião-amarelo possui hábitos noturnos, pernas e cauda de coloração amarelo-clara e tronco escuro. “Assim como outras espécies de escorpião, o Tityus serrulatus não ataca, apenas se defende. Ferroa quando é importunado ou quando alguém encosta nele intencionalmente ou sem perceber”, ressalta.
O Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa) reforça que a captura deve ser feita exclusivamente por profissionais habilitados. A busca ativa é uma medida de controle populacional e requer o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPI).
Medidas preventivas
Examinar roupas, calçados, toalhas, panos de chão e tapetes antes de usar;
Usar luvas de raspa de couro e calçados fechados ao manusear materiais de construção, lenha, madeira e pedras;
Manter berços e camas afastados, no mínimo 10 cm das paredes, evitando que roupas de cama toquem o chão;
Evitar contato com locais escuros e úmidos, especialmente onde há presença de baratas.
Acidentes
Em caso de picada, o paciente deve procurar atendimento médico imediato. Sempre que possível, capture ou fotografe o animal para auxiliar na identificação da espécie.
A Viam pode ser contatada pelo telefone (51) 3600-7747.
O Centro de Informação Toxicológica (CIT) do RS atende 24 horas pelo número 0800 721 3000.
Monitoramento
A Viam monitora permanentemente a presença desses animais na cidade, realiza vistorias, orientações e captura ativa de escorpiões de interesse em saúde em locais onde há registros.
Foto: Divulgação



