Iniciativa estadual voltada a jovens de 12 a 18 anos promove o desenvolvimento socioemocional e o diálogo sobre saúde, diversidade e autocuidado
Três escolas da rede municipal de Gravataí participaram, nesta quarta-feira (12), do Programa Geração Consciente, uma iniciativa do Governo do Estado voltada a jovens de 12 a 18 anos da rede pública. O projeto tem o objetivo de promover a saúde integral e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, por meio de atividades interativas e de reflexão.
Representando o município, estiveram presentes as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Mariano Garcia Mota, Paulo Freire e Santa Rita de Cássia.
“Esse é um projeto muito importante, pois aborda, de forma leve e acessível, temas que envolvem tabus e preconceitos. Os alunos participam de forma ativa com perguntas, que são respondidas por profissionais especializados no assunto”, destacou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
A atividade foi realizada no Sesi Cachoeirinha, onde os alunos participaram de metodologias lúdicas voltadas à reflexão sobre saúde sexual e reprodutiva, diversidade, prevenção da violência e do bullying, além do uso de álcool e outras drogas.
“A proposta do programa é desenvolver na escola uma ação que potencialize os cuidados com a saúde e multiplique os conhecimentos de cuidado e autocuidado entre os adolescentes”, explicou Patrícia Buhler, coordenadora das Assessorias Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Neste ano, os eixos trabalhados pelo programa incluem aprendizagem socioemocional, prevenção combinada, prevenção às vulnerabilidades e perspectivas de futuro. Os alunos participaram da Arena Geração, uma etapa que consiste em um jogo cultural e educativo entre escolas da rede pública, promovendo atividades que incentivam a reflexão e o protagonismo juvenil.
O Programa Geração Consciente integra o conjunto de ações de cooperação entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e compõe o Programa Saúde na Escola (PSE). A proposta busca estimular o diálogo e a conscientização sobre temas fundamentais para o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos adolescentes, contribuindo para escolhas de vida mais saudáveis e conscientes.
Foto: Divulgação



