spot_img

Ato de solidariedade mobiliza dezenas de doadores em Gravataí durante ação de coleta de sangue

Em parceria com o Hemocentro do Estado (Hemorgs), prefeitura promoveu a segunda edição da campanha “Doe Sangue e Compartilhe Vida”, reunindo mais de 60 doadores em um único dia

 

A solidariedade tomou conta de Gravataí neste sábado (1º). Dezenas de pessoas participaram de um gesto simples e rápido, mas de enorme impacto: a doação de sangue, que pode salvar até quatro vidas.

A ação foi organizada pela Prefeitura de Gravataí, em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), e disponibilizou coleta diretamente no município, por meio de uma unidade móvel adaptada do Hemorgs.

“Essa foi a segunda ação de doação de sangue que organizamos aqui no município, e novamente conseguimos um excelente público de doadores. Em breve, essas pessoas poderão doar sangue direto em Gravataí, sem precisar se deslocar para outras cidades”, destacou o vice-prefeito Dr. Levi Melo.

A atividade integra a campanha “Doe Sangue e Compartilhe Vida”, lançada pelo Gabinete do Vice-Prefeito, que busca estimular a doação de sangue e ampliar o número de doadores regulares no município.

Atualmente, uma van da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) transporta mensalmente doadores até o Hemorgs, reforçando a importância desse ato de empatia e cidadania.

 

Mais de 130 doadores já participaram das ações

Durante toda a manhã, o ônibus móvel do Hemorgs esteve estacionado junto à Farmácia Municipal, no centro da cidade. Ao menos 67 pessoas doaram sangue na oportunidade — somando com a primeira edição, realizada em junho, já são mais de 130 doadores cadastrados em Gravataí.

Cada coleta dura, em média, 12 minutos, com a retirada de cerca de 450 ml de sangue, quantidade rapidamente reposta pelo organismo.

O intervalo mínimo entre doações é de 90 dias para mulheres (máximo de três vezes ao ano) e 60 dias para homens (máximo de quatro vezes ao ano).

“Ações como essa reforçam o espírito de solidariedade em Gravataí e servem de estímulo para que mais pessoas continuem realizando este importante ato de saúde. É a prova de que juntos somos mais fortes”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

 

Nova unidade de coleta está em construção

Uma das participantes da ação foi Marina Rosa Corrêa, de 67 anos, moradora do bairro Central e doadora desde 1993.

“Poder doar sangue direto aqui em Gravataí vai nos ajudar muito. Vou fechar meus 69 anos (idade limite para doação) com chave de ouro, podendo doar aqui mesmo”, comemorou.

A primeira Unidade de Coleta de Sangue da história de Gravataí está com mais de 65% das obras concluídas. O espaço, que será entregue no início de 2026, está sendo construído junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na Parada 74, e vai permitir que os moradores realizem a doação sem precisar se deslocar para outras cidades.

 

 

 

 

Foto: Gabriel Muniz 

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img