spot_img

Gestores municipais participam do IV Ciclo de Palestras do SESMT sobre saúde mental no trabalho em Gravataí

Evento promovido pela Prefeitura de Gravataí abordou o sofrimento psíquico no ambiente laboral e destacou a importância da escuta e da empatia nas relações de trabalho

 

Com o tema “Sofrimento psíquico e trabalho: humanizando as relações de trabalho”, gestores públicos municipais participaram, nesta terça-feira (21), do IV Ciclo de Palestras do SESMT, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Transparência (Smat).

O encontro teve o objetivo de fortalecer o cuidado com a saúde mental no ambiente laboral, por meio de rodas de conversa, palestras e troca de experiências, estimulando práticas de valorização do diálogo, respeito e empatia.

“É muito importante esse fomento às discussões sobre o sofrimento psíquico no trabalho. Temos visto a necessidade de conversar com os gestores para essa importante ação no dia a dia, tendo em vista que muitas vezes o gestor é o mediador de conflito. Ou seja, é fundamental promovermos esse espaço de escuta para que possamos qualificar a vida dos servidores e da população como um todo”, destacou Jerto Cardoso, psicólogo do Programa de Saúde Mental do município.

Também atuam no cuidado e atenção ao trabalhador público as psicólogas Ana Helena de Ávila e a assistente social Daniela Costa.

 

Capacitação e valorização do servidor público

Realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a ação buscou promover a educação contínua e a capacitação de trabalhadores e gestores, fomentando a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, inclusivos e humanos.

Entre os temas abordados estiveram o reconhecimento do sofrimento nas relações de trabalho, a importância da comunicação não violenta e o compartilhamento de boas práticas de gestão voltadas à saúde mental do trabalhador.

“Sabemos das necessidades e dos anseios dos servidores. O olhar humano, nessa perspectiva, é imprescindível para ambientes melhores de trabalho. Esse ciclo é um convite à reflexão sobre o tema e sobre como podemos transformar o ambiente laboral em um local mais positivo”, ressaltou Gabriel Gonçalves Chagas, diretor-geral da Administração de Recursos Humanos da Smat.

 

Ações e atendimentos em saúde mental

Durante o evento, também foram apresentadas palestras sobre o panorama de adoecimento no contexto do SESMT, afastamentos por incapacidade temporária e medidas de promoção do bem-estar dos servidores.

Além disso, profissionais da Unisc abordaram temas como riscos psicossociais e comunicação humanizada no ambiente de trabalho.

Como buscar atendimento pelo Programa de Saúde Mental

Servidores podem acessar o programa por livre demanda ou por encaminhamento das coordenações de serviço pelo e-mail

programadesaudementalsesmt@gmail.com

Ou pelo telefone (51) 3600-7333, junto ao serviço social do SESMT.

 

Grupos de saúde mental abertos à população

A população em geral também pode participar dos grupos de apoio e promoção da saúde mental, espaços de diálogo e acolhimento multidisciplinar onde são discutidos temas como emoções, ansiedade e convivência social.

Os encontros são gratuitos e abertos a todos os interessados — basta procurar a unidade de saúde mais próxima para obter informações sobre dias e horários.

 

 

 

Foto: Gabriel Muniz 

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img