spot_img

Com emoção e valorização da cultura gaúcha, Gravataí abre oficialmente a 36ª Feira do Livro

Evento foi marcado por homenagens, apresentações culturais e show do grupo Os Fagundes, que levou ao palco o espetáculo “De Filho pra Pai”. O patrono Bagre Fagundes exaltou sua ligação com a cidade.

 

Entre homenagens, emoção e o tradicionalismo exaltado, foi aberta oficialmente a 36ª Feira do Livro de Gravataí. A cerimônia, realizada na noite desta quarta-feira (15), no Teatro da Feira, reuniu grande público e contou com a presença do patrono Bagre Fagundes, além de diversas autoridades e artistas locais.

Com o Teatro da Feira lotado, o evento iniciou ao som de um trecho da canção “Origens”, d’Os Fagundes, reforçando o tema desta edição: “Tradição escrita nas páginas da nossa história”.

O prefeito em exercício, Dr. Levi Melo, destacou a importância de manter viva a tradição cultural no município.

“Tivemos Festival de Teatro, Cinema, temos uma Casa de Cultura ativa na cidade, fomentando o setor cultural e levando a nossa tradição para todos, fortalecendo Gravataí em todas as áreas”, afirmou.

 

Bagre Fagundes: o patrono e o símbolo da tradição viva

Nome consagrado da música regional gaúcha, Bagre Fagundes é também advogado e autor, recentemente agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, maior honraria concedida pelo governo federal a personalidades que contribuem para a cultura brasileira.

Durante a cerimônia, o patrono expressou sua admiração pela cidade:

“Minha relação com Gravataí é muito antiga e tenho um carinho imenso por essa cidade”, declarou.

Bagre ainda surpreendeu o público ao revelar um desejo pessoal:

“Está nos meus planos viver em Gravataí!”.

 

Homenagens e encerramento com música

Nesta 36ª edição, a feira homenageou personalidades que simbolizam a resistência e o protagonismo no tradicionalismo. Receberam condecorações:

A escritora Ângela Xavier;

A prendinha Isabella Andrade de Menezes;

O membro do CTG Aldeia dos Anjos, Paulo Gnoatto;

A diretora cultural e 1ª Chinoca do CTG Rincão da Amizade, Anamarcia Karin Mey.

O encerramento da noite contou com apresentações do Coral Carlos Bina, da cantora Laura Fagundes e do grupo Os Fagundes, que apresentou o show “De Filho pra Pai”, ao lado do patrono Bagre Fagundes e seus filhos Neto e Ernesto Fagundes.

 

Uma feira que celebra tradição, literatura e diversidade

A Feira do Livro de Gravataí 2025 foi estruturada em torno de cinco eixos temáticos que dialogam com os desafios contemporâneos e as origens do povo gaúcho: futuro, raiz, feminino, negritude e nativismo no tradicionalismo. As atividades culturais e formativas propõem reflexões sobre ancestralidade, protagonismo feminino e negro, o legado das tradições e o papel transformador da literatura.

Também participaram da cerimônia o prefeito Luiz Zaffalon, o secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, a representante do Ministério da Cultura, Dona Conceição, o vereador Paulinho da Farmácia, além de secretários municipais, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Rodrigo Marquez, a patrona da 35ª edição, Vera Barroso, e representantes dos patrocinadores da feira.

 

 

 

Foto: Rodrigo Rodrigues

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img