spot_img

Gravataí é finalista do Prêmio FAMURS de Boas Práticas com o FETEG e projeto da Casa Lilás

Festival de Teatro e iniciativa de acolhimento a vítimas de violência são reconhecidos entre as melhores práticas públicas do Rio Grande do Sul

 

A cultura e os direitos humanos de Gravataí estão em destaque estadual. O Festival de Teatro de Gravataí (FETEG), em sua edição multicultural de 2025, e o projeto Audiências de Acolhimento com a Vítima no CRM – Casa Lilás foram indicados ao Prêmio FAMURS de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, uma das principais premiações do setor público gaúcho.

A indicação do FETEG reconhece o trabalho da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com o apoio do Sesc Gravataí e de diversos parceiros, na realização de um dos eventos culturais mais marcantes do município.

Realizado entre 22 e 27 de abril, o 7º FETEG transformou a cidade em um verdadeiro centro multicultural, reunindo teatro, dança, música, circo, oficinas e performances. Foram mais de 50 horas de atividades gratuitas, com 300 profissionais envolvidos e 193 inscrições de grupos e artistas de diferentes estados.

“O FETEG reuniu grupos de todo o Brasil e envolveu centenas de profissionais em dezenas de horas de atividades culturais. Ver esse trabalho reconhecido é motivo de orgulho. Garantir a edição de 2026 significa continuar valorizando a cultura de Gravataí”, destacou o secretário municipal de Cultura, Patrick Silva.

Além do FETEG, Gravataí também concorre com o projeto Audiências de Acolhimento com a Vítima, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), que transformou a Casa Lilás em um espaço de acolhimento para a realização de audiências online com vítimas de violência doméstica.

Durante a pandemia, quando as audiências passaram a ocorrer de forma virtual, a Casa Lilás passou a receber as vítimas, oferecendo suporte psicossocial, jurídico e ambiente seguro, evitando o contato com os agressores e assegurando tranquilidade durante o processo.

“Esse projeto evita o contato com o agressor e garante acesso imediato ao suporte necessário. Deu tão certo que permanece até hoje”, explicou a assessora jurídica da SMDH, Thais Marcelino.

A 7ª edição do Prêmio FAMURS de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal conta com mais de 400 projetos inscritos em 18 categorias. Os vencedores serão anunciados durante o 4º Smart Cities Park, em Nova Petrópolis, no dia 29 de outubro — evento que reúne gestores e especialistas para debater o futuro das cidades inteligentes e sustentáveis do Rio Grande do Sul.

 

 

 

Foto: Divulgação

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img