Medida deve beneficiar mais de 3,6 mil pacientes por ano e amplia a agilidade no atendimento da rede municipal de saúde
Atenta às principais demandas dos usuários do sistema de saúde municipal, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passou a disponibilizar, a partir desta segunda-feira (13), laudos de eletrocardiograma com maior agilidade.
A expectativa é realizar cerca de 3,6 mil atendimentos por ano, reduzindo o tempo de espera para retirada dos exames de duas semanas para apenas três dias, garantindo mais rapidez, resolutividade e qualidade de vida aos pacientes do SUS.
“Os teleatendimentos representam um avanço importante para a saúde de Gravataí. Com essa medida, buscamos aliar as tecnologias existentes às necessidades observadas pela nossa rede, sempre buscando evoluir e aperfeiçoar nosso sistema de saúde”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A iniciativa, pioneira na rede de saúde especializada de Gravataí, reforça o compromisso do município com a inovação e a qualificação do atendimento no SUS.
O eletrocardiograma (ECG) é um exame que registra a atividade elétrica do coração, avaliando ritmo e número de batimentos cardíacos. Ele é essencial para o diagnóstico de problemas cardíacos e no acompanhamento da saúde do coração.
Como funciona o novo processo
O fluxo de atendimento permanece o mesmo: o paciente é avaliado pelo médico da sua unidade de saúde de referência, que, se necessário, solicita o exame.
O ECG é realizado no Centro de Diagnóstico e encaminhado digitalmente à empresa responsável, que interpreta o exame e emite o laudo eletrônico.
O resultado retorna de forma digital ao médico solicitante, e o paciente pode retirar o exame presencialmente no Centro Municipal de Saúde (Rua João Alves de Souza, 111 – Bairro Salgado Filho).
Em breve, a Secretaria de Saúde planeja expandir o uso da telemedicina também para laudos de espirometria, exame que auxilia no diagnóstico e monitoramento de doenças pulmonares.
Foto: Gabriel Muniz