Ação integrada combateu a falsificação de brinquedos e reforçou a segurança do consumidor e o enfrentamento ao comércio ilegal
Uma operação integrada entre a Guarda Municipal de Gravataí e a Receita Federal resultou na apreensão de cerca de 150 sacolas com produtos comercializados de forma irregular na cidade. A ação, realizada nesta quinta-feira (9), teve como foco o combate à falsificação de brinquedos e outros itens suspeitos de violar direitos autorais e marcas registradas.
“Ações como essa são fundamentais para garantir a segurança do consumidor e a proteção das marcas legalmente registradas. A parceria entre as instituições deve se manter ativa, com novas sanções previstas no combate à pirataria e outros crimes contra a ordem econômica”, destacou o titular da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), Emílio Teixeira.
As fiscalizações ocorreram em dois estabelecimentos no bairro Morada do Vale I e um ponto comercial no Centro da cidade. A Guarda Municipal participou com três viaturas e dez agentes, responsáveis pela segurança perimetral e apoio logístico, enquanto a Receita Federal atuou com cinco viaturas, um caminhão, uma van e dezessete agentes, além de três advogados representantes das marcas prejudicadas pelas falsificações.
Todo o material apreendido foi lacrado, identificado e encaminhado à base da Receita Federal, onde passará por avaliação técnica e procedimentos administrativos. A operação foi concluída sem incidentes, reforçando a importância da cooperação entre órgãos públicos no enfrentamento à pirataria e à ilegalidade comercial.
Foto: Divulgação