Atividade reforçou o intercâmbio técnico e a cooperação entre forças de segurança no combate à criminalidade
Na última sexta-feira (3), o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Municipal de Gravataí recebeu policiais civis do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), em uma ação que teve como objetivo reforçar a integração das forças de segurança pública no combate à criminalidade.
Durante a visita, foram realizadas instruções teóricas e práticas sobre a seleção e o treinamento de cães para detecção de entorpecentes, explosivos e armamentos. As demonstrações reforçaram a importância do preparo especializado das equipes caninas no enfrentamento ao crime organizado.
“Iniciativas como essa fortalecem nossos laços institucionais e proporcionam uma capacitação contínua para nossos agentes, o que se reflete diretamente na proteção da nossa população”, destacou o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), Emilio Teixeira.
Além dos guardas municipais do canil, também participaram do treinamento inspetores e coordenadores da corporação. O encontro contou com a presença do comandante e subcomandante da Guarda Municipal, Ciro Mello e Tarciso Ramos, dos comissários do Denarc André Vizeu e André Travasso e do policial civil Leonardo Hidalgo, da Delegacia de Homicídios de Viamão.
Atualmente, a Guarda Municipal de Gravataí conta com nove cães, utilizados como apoio diário nas operações. Somente nos últimos dois meses, os cães participaram, em média, de nove apreensões bem-sucedidas de drogas e armas no município, reforçando o papel do grupamento como ferramenta essencial nas ações preventivas e repressivas.
Foto: Divulgação