Evento contou com a participação de 96 escolas, mais de 1.500 visitantes e apresentou iniciativas de iniciação científica de alunos da educação infantil ao 9º ano
A Prefeitura de Gravataí promoveu, nos dias 24 e 25 de setembro, a 4ª Mostra de Conhecimento e Tecnologia, reunindo 132 projetos de iniciação científica desenvolvidos em escolas municipais. O evento contou com a participação de 96 escolas — sendo 94 da rede municipal e duas convidadas — e recebeu cerca de 1.550 visitantes. Ao todo, 528 estudantes, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, apresentaram suas pesquisas.
O prefeito Luiz Zaffalon ressaltou a importância da iniciativa:
“São experiências fantásticas de trabalhos com aplicação no dia a dia e dos mais variados temas. Esses projetos vão moldar esses jovens. Parabéns a todos os envolvidos, educação e conhecimento são fundamentais para o nosso futuro.”
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, destacou o engajamento dos alunos e professores:
“Foram inúmeros trabalhos, nos quais nossos alunos da rede e professores estiveram extremamente engajados para mostrar todo o aprendizado desenvolvido nas nossas escolas.”
Durante os dois dias, os visitantes conheceram projetos que abordaram temas como meio ambiente, saúde, sistema solar, sustentabilidade, robótica, tecnologia e enfrentamento às mudanças climáticas.
De acordo com Tuane Dihl, coordenadora do Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Stid), a mostra cresce a cada edição:
“É gratificante ver o crescimento da Mostra a cada ano e perceber como ela se consolida como um espaço de protagonismo para os nossos estudantes, fomentando aprendizagens significativas e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais.”
A divulgação dos premiados ocorre no final da tarde desta quinta-feira, no perfil oficial do evento (@mctgrav). Em outubro, haverá a premiação oficial, com entrega de medalhas e troféus. Alguns dos projetos classificados ainda vão representar Gravataí na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, no fim de outubro.
Foto: Gabriel Muniz