Menstruar é algo natural, mas nem por isso as mulheres deixam de se sentir desconfortáveis durante um período de cada mês. Além das cólicas, o desconforto com os absorventes são normais, seja por alergias ou pela sujeira que não dá para evitar.
A cada ano cresce o número de mulheres adepta ao coletor menstrual, dispensando o uso do tradicional absorvente. Por ser muito recente ainda entre as rodas de assunto da mulherada, o coletor menstrual ainda causa estranheza e inúmeros questionamentos sobre utilização, eficácia e segurança.
Quem é virgem pode usar o coletor? O coletor tira a virgindade? Adolescentes têm que usar o tamanho menor? Existe um tamanho certo para você e qualquer outro não vai funcionar? O coletor tem que ficar no início do canal vaginal? O coletor pode ficar em uma posição mais alta?
As afirmações são muitas e podem deixar qualquer um de cabelo em pé, principalmente durante a escolha do primeiro coletor ou durante o período de adaptação.
Veja algumas perguntas e respostas sobre esta alternativa aos absorventes:
O que é o coletor menstrual?
Em formato semelhante a uma taça, o objeto feito de silicone cirúrgico coleta o fluxo sanguíneo da menstruação e permite que a mulher descarte o sangue e reutilize o “copinho”. Com isso, ele se torna sustentável e, além disso, muito mais higiênico, já que diminui a incidência de reações alérgicas e infecções.
Como funciona o Coletor Menstrual?
O coletor menstrual é um copinho de silicone medicinal que deve ser inserido no canal vaginal em direção ao colo do útero e fica preso por meio de vácuo. Pode ser usado por 12 horas direto, após esse período, você deverá retirá-lo, jogar o fluxo menstrual e inseri-lo novamente. Este procedimento deverá ser feito até o final do ciclo menstrual.
Como colocar e retirar o coletor menstrual?
O copo menstrual deve ser inserido dobrado (existem vários tipos de dobras e cada mulher se adapta melhor a uma) no canal vaginal em direção ao colo do útero. Ao soltar e girar um pouco o copinho, você deverá passar o dedo em volta dele até notar que a dobra se desfez e ele está totalmente aberto, desta forma ele pegará vácuo.
Para retirá-lo, coloque o dedo no canal vaginal e encontre o cabinho (não precisa puxá-lo), suba até encontrar o fundinho do coletor, aperte-o para sair o vácuo e puxe.
Se o seu colo do útero for alto e você não alcançar o coletor, faça uma força pélvica para baixo (como se estivesse fazendo coco, mas o movimento é com a vagina), isso vai fazer com que ele desça bastante, depois é só continuar o procedimento.
O cheiro é forte?
Como o sangue não entra em contato com algodão ou oxigênio, o odor é bem menor comparado aos outros tipos de absorventes.
Atrapalha ao urinar?
Não.
Incomoda?
Nas primeiras vezes sim. Mas depois que a mulher consegue colocar do jeito correto é mais confortável do que os outros tipos de absorventes.
Posso praticar esportes?
Sim. Com o coletor a mulher pode malhar, nadar, correr. No caso de fluxo intenso, é aconselhável esporte com menor impacto.
Qual o tamanho e para que serve a haste do coletor?
O tamanho é entre 7cm e 9cm. A haste serve para retirá-lo da vagina. Ela deve ser cortada até a mulher achar o tamanho ideal, para não incomodar quando estiver dentro do corpo.
Pode causar algum problema de saúde?
Muito pelo contrário! O com o uso do coletor menstrual você tem muito menos chance de ter infecções. É perfeito para quem tem alergia a absorvente. Só é importante respeitar o intervalo de 12 horas e manter uma boa higiene.
Quando esvaziar o coletor?
Você poderá usá-lo por até 12 horas. Logo no primeiro ciclo você vai descobrir a frequência ideal. Dependendo da intensidade do seu fluxo, você pode ter que diminuir um pouco esse intervalo.
Como escolher o tamanho certo?
A idade e o fato de ter filhos é que vão determinar qual tamanho escolher: O modelo A é para mulheres que tem mais de 30 anos ou já tem filhos e o B para as que tem menos de 30 e não são mães.
Quem é vigem pode usar?
Muitas meninas virgens se adaptaram muito bem ao coletor menstrual. Tudo depende se a mulher se sente a vontade em usar. O coletor de silicone pode ser usado por mulheres de todas as idades, já que os músculos vaginais são flexíveis. O conceito de virgindade é muito relativo. Se na cultura ou religião da família há preocupação em manter o hímen intacto, não aconselhamos o uso, já que existe a possibilidade de rompimento.