spot_img

Compreenda quais são os riscos associados ao procedimento estético que utiliza hidrogel

Desde a última terça-feira (26), a influenciadora Juju Ferrari, de 39 anos, está internada no Hospital São Luiz, em São Paulo. Devido a uma infecção nos glúteos, após realizar um procedimento para inserir hidrogel na região, o local afetado apresenta inchaço, caroços, vasos sanguíneos rompidos e uma espinha. O procedimento a que a influenciadora se submeteu serve para o aumento de volume em regiões como glúteos, coxas, rosto e pescoço.

O hidrogel é injetado com microcânula feito com uma espécie de agulha, porém com uma diferença principal, a agulha não possui ponta e a pequena abertura feita no corpo por onde o produto é liberado fica na lateral possuindo assim uma ponta “rosa” e sua característica evita que ela dilacere os tecidos e cause lesões nos vasos e veias.  E quanto maior for a quantidade da substância aplicada no corpo, maior é o risco de desenvolver uma infecção e isto se dá porque o sistema imunológico reconhece o produto como um corpo estranho e isso pode levar a uma reação inflamatória e até causar a morte.

O que é o hidrogel e como funciona

O hidrogel é um material composto basicamente por água e 2% de poliamida, capaz de absorver e reter água ou outros fluidos de forma rápida, sendo por isso muito utilizado na medicina na forma de curativos ou pomadas para cicatrização de feridas. Esse produto pode ter uma textura macia e elástica, semelhante à dos tecidos do corpo humano, explicando seu uso na área médica e estética, e pode ser injetável, servindo como material de preenchimento.

Apesar do baixo custo a injeção de hidrogel apresenta maiores riscos de complicações graves, especialmente quando aplicado em volumes maiores do que o recomendado, podendo causar infecções, compressão de vasos sanguíneos e nervos, necrose dos tecidos, trombose ou embolia pulmonar, que podem colocar a vida em risco.

Cuidado necessário

Apesar de ser regulamentado, a Anvisa faz a proibição do uso de hidrogel, cercado de riscos sérios e está sendo um dos motivos pelos quais as sociedades médicas e especialistas recomendam cautela e até muitas das vezes preferem indicar procedimentos alternativos. Escolher um profissional que entende do assunto é muito importante. Também é essencial ter um lugar certo para fazer o procedimento. É preciso ter cuidado com preços muito baixos, pois o hidrogel custa caro, principalmente em excesso. Outro ponto importante é acompanhar o paciente. É bom solicitar para ver o frasco do produto e anotar o código de barras.

A influenciadora digital Juju revelou que tem enfrentado complicações de saúde após a aplicação de hidrogel realizada há alguns anos. Nos últimos dias, ela passou a apresentar sintomas graves, como necrose da pele, dor intensa e hematomas. Segundo especialistas, a remoção do produto pode exigir cirurgia ou lipoaspiração, mas o procedimento é considerado complexo, especialmente quando o material utilizado não é o hidrogel original.

Por meio das redes sociais, Juju tem alertado seus seguidores sobre os riscos do uso da substância, que já foi associada a diversos casos de complicações no país. Apesar de estar grávida, os médicos ainda avaliam a necessidade de procedimentos mais invasivos. Não há previsão de alta, mas, conforme a equipe médica, o bebê passa bem e segue sob acompanhamento constante.

Foto: Sergio Flores/Reprodução/Getty Images Embed

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

spot_img
Elaine Rodrigues
Elaine Rodrigueshttp://realnews.com.br
Elaine Rodrigues é estudante de Jornalismo pela Universidade Anhanguera, com dedicação à produção de conteúdos precisos, claros e socialmente relevantes. Sua atuação é guiada pelo compromisso com a verdade e pela valorização de vozes que muitas vezes não encontram espaço na mídia tradicional.
- Conteúdo Pago -spot_img