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Estudantes de Charqueadas visitam Hub de Inovação de Gravataí e vivenciam experiências em tecnologia e robótica

Atividade do SESI Charqueadas apresentou programas da Smict e startups locais a alunos da Escola ASES Educacional

 

Em uma tarde marcada por conexões, aprendizado e inspiração, no dia 21 de agosto, 20 alunos do ensino médio da Escola ASES Educacional, de Charqueadas, participaram de uma visita técnica ao Hub de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) de Gravataí, localizado na Casa das Startups/Pradotech.

A atividade, promovida pelo SESI Charqueadas, teve como motivação as ações de Robótica Educacional desenvolvidas pela Prefeitura de Gravataí, que já são referência regional no incentivo à tecnologia e na formação de jovens para o futuro.l

Startups e inovação de perto

Durante a visita, os estudantes conheceram os principais programas da Smict voltados ao fortalecimento do ecossistema de inovação, como o Startup Gravataí e os projetos de incentivo à cultura empreendedora nas escolas.

Na sequência, participaram de pitches de startups locais:

Trindtech – soluções voltadas a profissionais de tecnologia;

Prakaranga – inovação sustentável;

Izzie IT – tecnologia e gestão;

Ezmaker – cultura maker e metodologias criativas para a educação.

Robótica na prática

O dia imersivo terminou com uma visita à Célula Robótica do Colégio Sinodal, onde os alunos puderam experimentar, na prática, tecnologias de automação e robótica educacional.

Para a Smict, receber escolas é uma forma de aproximar a inovação da educação. A secretária Selma Fraga destacou:

“Queremos que os jovens se enxerguem como protagonistas na construção de soluções para sua realidade. Gravataí já vem se destacando com ações como a robótica e é inspirador ver outros municípios reconhecendo esse trabalho”.

Educação conectada ao futuro

A experiência está alinhada às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o pensamento computacional, que desenvolve raciocínio lógico, resolução de problemas e criatividade, além de integrar os jovens às áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) como pilares da educação inovadora.

 

 

 

Foto: Divulgação

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