spot_img

Gravataí será sede do Instituto de Tecnologia e Computação com investimento de R$ 400 milhões

Projeto filantrópico prevê campus de 20 hectares, bolsas de estudo e ensino inspirado em modelos internacionais

 

Gravataí foi escolhida para receber o Instituto de Tecnologia e Computação (Itec), que terá aporte de R$ 400 milhões e viés filantrópico. O projeto, idealizado por empresários de renome, marca um passo significativo no fortalecimento do município como polo de inovação e educação no Rio Grande do Sul.

A instituição oferecerá graduação em Ciência da Computação com um modelo de ensino imersivo, incluindo residência estudantil no campus de 20 hectares localizado no Prado Bairro Cidade. Inspirado em grandes referências internacionais, o Itec destinará 70% de seu orçamento para bolsas de estudo, integrais ou parciais, ampliando as oportunidades de acesso à educação de qualidade.

Gravataí como polo de inovação

O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância da escolha do município:

Gravataí se consolida, a cada dia, como polo de logística e inovação. Esse instituto sendo implantado aqui é mais um grande feito que mostra ao Brasil e ao mundo o potencial que nós temos. Agradecemos aos envolvidos e salientamos que daremos todo o suporte da gestão para esse projeto, que fomenta a educação, a tecnologia e amplia oportunidades em Gravataí.”

Com localização estratégica e ocupando a quarta posição em economia estadual, Gravataí atrai investimentos constantes em tecnologia. A gestão pública eficiente, a segurança e a infraestrutura local foram determinantes para a decisão, posicionando a cidade como destino atrativo para novos empreendimentos.

Quem está por trás do projeto

O Itec é idealizado por nomes de peso: Cristiano Franco, fundador da Poatek (TELUS Digital Company), e Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto, fundadores do Terra, além da Fundação Behring e da Telles Foundation.

De acordo com os organizadores, as obras devem ser concluídas até 2026, quando o campus estará pronto para receber os primeiros estudantes.

 

 

Foto: Divulgação 

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img