Iniciativa do governo do Estado e do Ministério Público reconheceu 415 municípios; cidades da Região Metropolitana conquistaram certificação por atingirem metas de cobertura vacinal em 2024.
Foi entregue nesta quarta-feira (20) o selo Município Amigo da Vacina, iniciativa da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) em parceria com o Ministério Público (MPRS). O objetivo foi incentivar e reconhecer o aumento da cobertura vacinal em todo o Estado. Ao todo, 415 municípios foram certificados por terem atingido, em 2024, as metas de vacinação para a pentavalente, tríplice viral e HPV. Em relação ao ano anterior, houve crescimento no percentual de crianças e adolescentes imunizados.
A solenidade ocorreu no auditório do MPRS, em Porto Alegre, com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; da subprocuradora-geral de Justiça, Isabel Barrios, que representou o procurador-geral Alexandre Saltz; e da promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude.
Durante o evento, Arita Bergmann destacou a vacinação como estratégia central de saúde pública: “hoje celebramos os resultados concretos do esforço de prefeitos, secretários e, principalmente, dos vacinadores, que são a linha de frente na proteção da vida. A parceria com o Ministério Público e o comprometimento dos municípios tornam esse programa vivo e eficaz, alcançando cada criança e adolescente do nosso Estado”.
Na segunda edição da iniciativa, os municípios foram premiados em três categorias:
Selo Ouro: 139 municípios (metas atingidas nos três imunizantes);
Selo Prata: 153 municípios (metas atingidas em dois imunizantes);
Selo Bronze: 123 municípios (meta atingida em um imunizante).
Entre os contemplados, Canoas e Cachoeirinha receberam o bronze.

A secretária de Saúde de Cachoeirinha, Bianca Breier, ressaltou o empenho das equipes: “este é o reconhecimento do trabalho incansável dos profissionais de vacinação, que não pouparam esforços para implementar novas ações e mobilizar a comunidade”.
Em Canoas, a certificação foi conquistada na categoria Dente de Leite, por superar 95% de cobertura da primeira dose da tríplice viral em crianças de um ano. A secretária de Saúde do município, o Ana Boll, valorizou esforço coletivo: “Receber esse certificado é resultado direto do empenho das nossas equipes de saúde, da vigilância epidemiológica e da atenção primária. Todos trabalham de forma integrada para buscar ativamente o público e garantir que as metas sejam atingidas”.

A secretária adjunta de Atenção Primária de Canoas, Michele Araújo da Rosa, completou: “Esse reconhecimento valida a dedicação diária de todos os envolvidos. O selo reforça nosso compromisso em avançar na promoção da saúde e na defesa da vida”.
A lista completa dos municípios contemplados pode ser acessada neste link.
Foto em destaque: Arthur Vargas/Ascom – SES