Evento reforçou o compromisso com a proteção social, transparência e participação democrática
Gravataí sediou nesta terça-feira, 5 de agosto, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”. Realizado no Sesc Gravataí, o evento reuniu gestores públicos, usuários, especialistas e representantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com o objetivo de debater propostas e fortalecer a política de assistência social no município e no país.
Promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), o encontro também foi espaço para escolha dos delegados que representarão Gravataí na Conferência Estadual de Assistência Social.
Participação, diagnóstico e planejamento
Durante a conferência, cinco eixos temáticos conduziram os grupos de trabalho, que refletiram sobre os 20 anos do Suas, analisaram o presente e planejaram diretrizes para o futuro da assistência social em Gravataí. O debate também permitiu avaliar as deliberações da última conferência e alinhar as ações ao Plano Plurianual 2022–2025.
Eixos temáticos debatidos:
1. Universalização do Suas – Acesso integral com equidade e respeito às diversidades
2. Aperfeiçoamento contínuo – Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional
3. Integração de benefícios e serviços – Fortalecimento dos serviços e vínculos
4. Gestão democrática e transparência – Comunicação acessível e informação pública
5. Sustentabilidade financeira – Cofinanciamento justo e estável do sistema
️ Autoridades reforçam compromisso com os direitos sociais
“Hoje comemoramos 20 anos do Suas, uma trajetória de avanços e aprendizados. Para continuar crescendo, precisamos de diálogo, participação e união. A conferência é uma oportunidade concreta para isso”, destacou Leandro Ferreira, secretário da SMFCAS.
“As ações que desenvolvemos e planejamos são possíveis também graças ao comprometimento financeiro do município. Esclarecer isso para a comunidade é fortalecer a cidadania e a confiança no sistema”, acrescentou o secretário adjunto, Tanrac Saldanha.
A presidente do Cmas reforçou que as conferências são espaços legítimos de participação social. “São momentos históricos que marcam a construção coletiva dos direitos, protegendo vidas e fortalecendo o acolhimento.”
Cultura e representatividade no centro do evento
A programação contou com apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Fundação Casa dos Sonhos e do usuário Milton Borsato, do Movimento Nacional da População de Rua, que emocionou o público.
O evento também recebeu a mediação da assistente social e mestre em serviço social Léa Maria Biasi, que conduziu uma palestra magna com a participação do público presente.
Delegados eleitos para representar Gravataí na conferência estadual:
Charles Rafael Brito
Gisa Guerra de Araújo
João Carlos Gonçalves dos Santos
Vinicius Ralde Duarte
Foto: Helen Bielefeld