Evento promovido pela Secretaria da Família valoriza cultura popular e fortalece vínculos entre participantes
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Gravita+, de Gravataí, promoveu, nesta quarta-feira (30), sua primeira festa julina. A celebração aconteceu nos turnos da manhã e da tarde, com o objetivo de promover a integração entre as 160 crianças e adolescentes atendidos pelo serviço, por meio de atividades lúdicas e culturais.
Tradição, diversão e fortalecimento de vínculos
Com comidas típicas, decoração temática, brinquedos infláveis e pescaria, o evento celebrou a riqueza da cultura popular brasileira, além de reforçar os laços de amizade e confiança entre os participantes e a equipe.
“É muito importante esse momento de confraternização. Atividades como essa fortalecem a união e a integração da equipe com as crianças e adolescentes”, destacou Leandro Ferreira, secretário da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS).
SCFV Gravita+: acolhimento, aprendizado e cidadania
Mantido pela SMFCAS, o SCFV Gravita+ oferece atendimento no contraturno escolar para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, promovendo atividades artísticas, esportivas e de informática, além de fornecer alimentação e apoio social.
O acesso ao programa é feito por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
“Durante a confraternização, conseguimos estimular o desenvolvimento pessoal e coletivo, reforçando o papel do SCFV na formação de vínculos positivos”, explicou a coordenadora Renata Bento.
Convivência, acolhimento e inclusão
A chefe da Divisão da Proteção Social Básica, Margarete Farias, também destacou o impacto social do evento:
“Esses momentos proporcionam o fortalecimento de vínculos comunitários, num ambiente seguro, acolhedor e inclusivo, promovendo o respeito à diversidade e a convivência social.”
Foto: Helen Bielefeld