Atividade promove integração, cidadania e cuidado humanizado na saúde mental do município
A diversão também é cuidado. Com essa proposta, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III) de Gravataí realizou uma Festa Julina com os usuários nesta quinta-feira, 24, reforçando a importância da socialização e do bem-estar no processo de cuidado em saúde mental.
Com brincadeiras típicas, como pescaria, boca do palhaço e dança das cadeiras, além de comidas tradicionais como bolo de milho, pipoca e maçã do amor, o evento foi organizado com a participação ativa dos usuários, que ajudaram na confecção das bandeirinhas e participaram das atividades de forma alegre e colaborativa.
“Ações como essa são importantes instrumentos de acesso à cidadania e direitos básicos. A diversão auxilia no apoio emocional e na reabilitação psicossocial dos usuários, à medida que garante integração social com profissionais das equipes de saúde e com os demais para além dos atendimentos”, destacou o psicólogo Arthur Gomes de Almeida, coordenador do Caps AD III.
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, reforçou o compromisso do município com o cuidado integral e humanizado:
“A essência dos Caps é possibilitar um cuidado integral, sem os estigmas e os preconceitos que muitos ainda têm com os pacientes. Desta forma, atividades assim ajudam a resgatar as habilidades de cada um, ajudando na sociabilidade como um todo.”
Caps AD III
O Caps AD III fica na rua Antônio Afonso de Jesus, 85, bairro Salgado Filho, sendo referência municipal no cuidado de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O serviço oferece acolhimento humanizado, acompanhamento multiprofissional e estratégias de reinserção social, promovendo autonomia e dignidade aos usuários.
Os atendimentos ocorrem por demanda espontânea ou por encaminhamento via unidades de saúde e serviços intersetoriais do município.
Mais informações: (51) 3600-7763.
Foto: Gabriel Muniz