Evento no Hub de Inovação reúne especialistas e empresas para impulsionar a transição energética na indústria local
A Prefeitura de Gravataí promoveu, na quarta-feira (26), o Workshop “Transição Energética: o Futuro Começa em Gravataí”, reunindo empresas, especialistas, autoridades e instituições acadêmicas para debater soluções inovadoras de mobilidade elétrica e eficiência energética no setor industrial. O evento foi realizado no Hub de Inovação Smict – Casa das Startups (Pradotech) e organizado pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), em parceria com o Grupo WEG e instituições do ecossistema tecnológico.
“A sustentabilidade está no centro da nossa estratégia de desenvolvimento. Ao atrair investimentos em tecnologia limpa, fortalecemos nossa economia, geramos empregos e preparamos Gravataí para os desafios do futuro”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon, reforçando a importância das políticas públicas para acelerar a transição energética.
Em 2025, Gravataí consolidou-se como um dos quatro municípios brasileiros com maior representatividade na frota de veículos elétricos, tornando-se referência nacional em mobilidade sustentável. Com um parque industrial dinâmico e em constante modernização, a cidade também se destaca como um dos principais polos industriais do Rio Grande do Sul em sustentabilidade energética, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional.
“O workshop reforçou nossa vocação industrial e buscou explorar o potencial da transição energética como vetor de inovação e competitividade. Conexões assim são essenciais para integrar startups, indústrias e universidades, criando novas oportunidades e acelerando nossa jornada rumo a uma cidade mais verde e competitiva”, afirmou a titular da Smict, Selma Fraga.
O que rolou no workshop
A abertura do evento ficou a cargo de Mariana Martins Vieira, especialista em Eficiência Energética do Grupo WEG, que apresentou um panorama sobre os desafios e oportunidades relacionados à descarbonização e inovação tecnológica para a sustentabilidade ambiental e operacional.
Painel sobre Mobilidade Elétrica
O painel reuniu lideranças do setor, como:
Audrey Wonghon (General Motors),
Eduardo Vargas (Perto),
Mário Weiser (Conecte),
Ana Cristina Pastro Pereira (Sogil),
Jefferson Hefter (Grupo WEG),
Eles compartilharam experiências e perspectivas sobre o avanço dos veículos elétricos no Brasil, tendências de mercado e os desafios para consolidar a mobilidade elétrica no ambiente urbano e industrial.
Painel sobre Eficiência Energética
Mediado por Jefferson Hefter, contou com:
Maurício Motta (NR Safety),
Fernando Bender (Prometeon).
Ambos apresentaram casos reais de práticas sustentáveis em operações industriais, destacando os ganhos financeiros, ambientais e de competitividade obtidos por meio da eficiência energética.
Networking e fortalecimento do ecossistema
Além das discussões técnicas, o workshop proporcionou um ambiente qualificado de networking, fortalecendo conexões entre startups, empresas, universidades e poder público, criando oportunidades para novos projetos e parcerias estratégicas em Gravataí.
Também participaram do evento o vice-prefeito Dr. Levi Melo, os vereadores João Rosa e Letícia Carvalho (Glorinha), e servidores de secretarias como Infraestrutura, Meio Ambiente e Parcerias Público-Privadas. A diversidade de representantes evidenciou o compromisso intersetorial da gestão municipal com a inovação e a sustentabilidade.
Foto: Divulgação Smict