Verba destinada por emenda parlamentar reforça compromisso com a descentralização da saúde pública e amplia atendimento em uma das áreas que mais crescem no município
Com o objetivo de qualificar e ampliar, de forma permanente, os serviços de saúde para a população, a Prefeitura de Gravataí recebeu, na última semana, uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil. Os recursos foram destinados pelo deputado federal Carlos Gomes, com articulação dos vereadores municipais Bombeiro Batista, Fábio Ávila e Guarda Moisés.
O valor será utilizado na construção da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região da Caveira — uma antiga demanda da comunidade local, que há anos aguarda por investimentos em infraestrutura de saúde.
“Agradecemos a destinação dos recursos, que certamente vão beneficiar milhares de moradores de Gravataí. Estamos sempre abertos a novas emendas parlamentares voltadas à saúde, pois temos plena convicção de que todos estamos unidos por um objetivo comum: garantir mais qualidade de vida ao cidadão”, afirmou o prefeito Luiz Zaffalon.
O vice-prefeito, Dr. Levi Melo, também reforçou a prioridade do tema na gestão: “A saúde é um dos pilares do nosso governo. É essencial destacar o papel dos vereadores na mobilização e articulação desses recursos junto a senadores, deputados federais e estaduais.”
Segundo os vereadores, a nova UPA será fundamental para descentralizar o atendimento e fortalecer a rede de urgência e emergência, especialmente em uma das regiões que mais cresce na cidade.
“Saúde perto de casa é dignidade e respeito com a nossa comunidade. A nova unidade vai atender casos de urgência na região e ainda contribuir para desafogar a emergência do Hospital Dom João Becker e a UPA da 74”, destacou o vereador Bombeiro Batista.
UPAs de Gravataí
Atualmente, Gravataí conta com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em funcionamento:
UPA Abílio Alves dos Santos
Localização: Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, Parada 74 (Cohab C)
UPA Dr. Moisés Eli Magrisso
Localização: Margem da ERS-020, na região das Moradas do Vale
Juntas, as duas unidades realizam mais de 15 mil atendimentos mensais, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo assistência contínua à população.
Foto: Pedro Tavares