Em maio de 2024, chuvas torrenciais deixaram um rastro de dor e destruição no Rio Grande do Sul. Foram 2.339.508 pessoas afetadas, 581.633 desalojadas e 72.561 em abrigos, segundo dados do Governo do Estado. Em meio ao caos, o Instituto Mulher em Construção (IMEC) se tornou uma força de reconstrução e esperança. Com apoio da influenciadora e jornalista Nathalia Arcuri, fundadora da Me Poupe!, o IMEC deu início ao projeto Regenera RS, criado a partir de uma mobilização nacional de doações.
Na época das enchentes, Nathalia usou seu alcance para promover uma campanha de arrecadação de mais de 430 mil reais, que apoiou o IMEC na criação de um projeto emergencial, com o objetivo de capacitar mulheres não só para reconstruir suas próprias casas, mas também para aprender técnicas de construção civil e contribuir com a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. Agora, um ano depois, ela visita o estado para mostrar o que foi feito com cada real arrecadado e com cada mulher impactada.
A visita será marcada por um dia de atividades intensas, incluindo participação em um aulão de ferramentas e entrega de certificados às alunas do Regenera RS, programa que oferece capacitação gratuita para mulheres das áreas afetadas pela enchente. Ao longo do dia, Nathalia também conhecerá de perto histórias de superação de alunas do projeto.
“O apoio emocional foi fundamental desde o início. A saúde mental das alunas estava muito abalada e tivemos que adaptar o conteúdo das aulas para acolher cada uma delas de forma real, respeitando seus tempos e limites”, conta Camila Alhadeff, diretora executiva do Instituto Mulher em Construção.
A ação começou como resposta emergencial, mas se transformou em um programa contínuo de formação. Além da capacitação gratuita, as participantes receberam, no início do projeto, um auxílio de 450 reais durante o período de aprendizagem, além de auxílio transporte e alimentação para que pudessem participar do curso. Foram pagas 495 bolsas. O foco é formar mulheres para atuarem na construção civil, um setor historicamente dominado por homens, e prepará-las para liderar a reconstrução de suas casas e comunidades.
Criado pelo Instituto Mulher em Construção, em parceria com a Universidade La Salle, o Regenera RS instalou o primeiro Centro de Capacitação Emergencial do IMEC em Canoas. Desde então, já ofereceu 548 capacitações, com 443 mulheres formadas, sendo 320 delas diretamente afetadas pelas enchentes. Nos cursos de elétrica, pintura, argamassa e reparos, as participantes aprendem na prática, fortalecem redes de apoio e tornam-se protagonistas de um novo capítulo no território gaúcho.
“Esse projeto mostra como a influência pode ser usada para transformar vidas de verdade. Usamos o alcance da Me Poupe! para arrecadar doações que não serviram só para capacitar, mas também para garantir uma ajuda de custo às participantes. Muitas dessas mulheres perderam tudo, inclusive o emprego. Com esse apoio, puderam aprender uma nova profissão e começar do zero em uma área que ainda é majoritariamente masculina, como a construção civil”, afirma Nathalia Arcuri.
História de superação – case
Belmara Beatriz Marilack, 38 anos, mora em Canoas, no Rio Grande do Sul, e foi uma das vítimas das enchentes no estado. A casa dela ficou praticamente submersa por 29 dias, com apenas o telhado visível. Foram dias de angústia. O prejuízo foi tão grande que a reforma completa se tornou inevitável, e ela mesma decidiu colocar a mão na massa. Estudante de Psicologia, procurou o Projeto Regenera RS para aprender sobre construção civil. “Foi um desafio no início. Fiz o curso de argamassa e steel frame e logo comecei a colocar em prática. Até me emociono cada vez que faço um reparo na minha casa”. O projeto fez tanta diferença na vida dela que, quando não sabe realizar algum serviço, conta com a ajuda das colegas do curso.
Nos finais de semana, ela e o marido se dedicam à reconstrução da casa. Já conseguiram reformar dois quartos, mas ainda há muito trabalho pela frente. O casal conta com o apoio das alunas do IMEC, que fizeram o curso com ela e seguem participando de outras formações no instituto.
Agenda de visita – Nathalia Arcuri no Regenera RS
- 8h30: Recepção das alunas e café da manhã
● 9h: Início do “Aulão de Ferramentas”
● 10h: Recepção de Nathalia Arcuri – Universidade La Salle
● 11h30: Entrega de certificados do Aulão de Ferramentas
● 14h: Visita à casa de uma ex-aluna do Regenera (Canoas)
● 15h: Encerramento da visitantes
O Instituto Mulher em Construção segue firme em sua missão de dar autonomia a mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo não apenas capacitação técnica, mas também suporte emocional com a ajuda de assistentes sociais. A parceria com Nathalia Arcuri prova que a influência, quando bem direcionada, tem o poder de transformar histórias, reerguer comunidades e construir futuros mais justos, um tijolo de cada vez.
Para mais informações e contato:
Instituto Mulher em Construção (IMEC)
Assessoria de imprensa:
(11) 969208160
Ideialuz Comunicação Estratégica
Me Poupe!
Máxima Assessoria de Imprensa – maxima@maximasp.com.br
Gabrielle Monice – (11) 99207-9763 – gabrielle@maximasp.com.br
Karina Martins – (11) 97673-7118 – karina@maximasp.com.br