Na noite da última quinta-feira (3) em Salvador, o Internacional fez sua estreia na Libertadores da América diante do Bahia. Com muita luta, apesar das dificuldades impostas pelos donos da casa, o Inter conseguiu trazer um ponto importante da capital baiana.
A equipe de Rogério Ceni tomou as ações do jogo e incomodou a defesa colorada principalmente com Erick Pulga, Everton Ribeiro e Lucho Rodríguez, entretanto, apesar do domínio tricolor, foi o Inter que teve a melhor chance de abrir o placar. Aos 14 minutos, em uma saída errada de bola, Vitinho chuta forte de dentro da área e Ronaldo é obrigado a fazer uma grande defesa.
Após essa chance, o Inter chegou novamente, dessa vez com Wesley pela esquerda que acabou chutando para fora. A primeira etapa seguiu com o Bahia arriscando sem muito perigo, com exceção de um chute de Lucho Rodríguez aos 33 minutos que forçou Anthoni a fazer uma boa defesa.
Na segunda etapa, os dois times voltaram na mesma toada do fim do primeiro tempo. O Bahia tentava investidas principalmente com Erick Pulga e o Inter apostava em saídas no contra-ataque. Roger mudou primeiro, tirando um apagado Borré, um Vitinho cansado e Bruno Henrique já amarelado na partida. Entraram Enner Valencia, Carbonero e Ronaldo respectivamente.
O treinador mandante também resolveu mudar, promovendo Ademir, Gilberto e Erick nas vagas de Everton Ribeiro, Arias e Cauly.
Roger Machado se obrigou a mexer de novo. Juninho sentiu e deu lugar a Rogel enquanto Wesley deu vaga a Thiago Maia, já pensando em segurar o 0x0.
O castigo veio em seguida, em jogada pela esquerda, Luciano Juba cruza para trás e acha Jean Lucas na pequena área para deslocar Anthoni. Bahia 1×0 na Fonte Nova.
Após o gol, foi a vez de Ceni tentar segurar o placar. Caio Alexandre saiu para entrada de Rodrigo Nestor. O Inter foi ganhando campo e aos 38 minutos, Bernabei cruza uma bola que passa por toda a extensão da área do Bahia e sobra para Aguirre, o lateral mata no peito e solta uma bomba com efeito para Ronaldo espalmar nos pés do bem colocado Enner Valencia que empurrou para as redes para dar números finais a partida e garantir o ponto valiosíssimo para a equipe colorada.
Agora, o Internacional se prepara para o pegar o Cruzeiro pelo Brasileirão no fim de semana e depois disso receber o Atletico Nacional da Colômbia na próxima rodada da fase de grupos da Libertadores.
Bahia 1×1 Internacional
1ª rodada da fase de grupos da Libertadores da América
Data e hora: 03/04/2025 – 19:00
Local: Arena Fonte Nova, Salvador-BA
Árbitro: Piero Maza
Assistentes: Juan Serrano e Alejandro Molina
VAR: Rodrigo Carvajal
Cartões amarelos: Jean Lucas (BAH); Bruno Henrique, Aguirre, Fernando (INT)
Gols: Jean Lucas (BAH 27′ 2T) e Enner Valencia (INT 38′ 2T)
Bahia: Ronaldo; Arias (Gilberto), Kanu, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rodrigo Nestor), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Ademir) e Cauly (Erick); Erick Pulga (William José) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Internacional: Anthoni; Aguirre, Juninho (Rogel), Vitão e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Ronaldo), Wesley (Thiago Maia), Vitinho (Carbonero) e Alan Patrick; Borré (Enner Valencia). Técnico: Roger Machado.
Foto: Marcio Roberto