O sentido do Natal

Mais um ano chega ao fim, e todos estão se preparando para a chegada do Natal. Nessa época, somos inspirados a transmitir para as pessoas o verdadeiro sentido dessa celebração. Não se trata apenas de uma ceia, não se trata apenas de reunir parentes e amigos e confraternizar.

O Natal representa o amor incondicional de Deus por todos nós. Em João, capítulo 3 versículo 16, está escrito:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

O verdadeiro sentido do Natal é a história de Deus se tornando humano na pessoa de Jesus Cristo. E Deus fez isso porque nos ama. Por isso nós festejamos essa data tão especial: porque somos gratos pelo ato de amor que Deus fez por nós.

Por meio da troca de presentes, nos lembramos da dádiva que Ele nos concedeu. Por isso, quando nos unimos para celebrar esse dia, precisamos estar com o espírito de solidariedade e comunhão.

Mas, em vez de lembrarmos disso, pensamos apenas que precisamos arranjar tudo para a festa. E quanto mais o dia se aproxima, mais corremos para deixar tudo arrumado. Ao sair pela cidade, encontramos também pessoas agitadas e apressadas para ir às compras e deixar tudo preparado. Mas sem entender o real sentido desse momento, nada disso tem valor.

Na pressa dos nossos dias, muitas vezes não conseguimos enxergar de fato a beleza do menino Jesus. Ele, que nasceu humilde, em uma estrebaria e durante toda sua vida, foi símbolo de amor e compaixão. E que devemos imitar esse gesto, espalhando amor e compaixão.

Muitas vezes, não temos tempo para parar e contemplar o significado do nascimento de Jesus. Se conseguíssemos parar para refletir, entenderíamos melhor o sentido do Natal: que é a doação do amor de Deus para cada um de nós.

Perceberíamos a maravilha que é podermos compartilhar desse momento com quem amamos. Entenderíamos que esse é um momento de proximidade com quem queremos bem. Assim, às vezes precisamos parar um pouco nossos afazeres e transmitir amizade e companheirismo. Só assim poderemos marcar de forma expressiva mais um Natal.

Com essa reflexão, quero desejar a todos um Natal cheio de paz, luz, harmonia, união e tudo o que há de bom. Que todos possam sentir, esse ano mais do que nunca, o verdadeiro sentido do Natal e compartilhar esse valor!

Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado em uma manjedoura. De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

Lucas2 .11-14

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img