Ação promovida pela SMDEI reforça políticas de empregabilidade e destaca inclusão de imigrantes no mercado de trabalho.
A 33ª edição da Caravana de Empregos, realizada nesta semana no Grau Técnico (Avenida Getúlio Vargas, 6851, bairro Marechal Rondon), atendeu 337 pessoas em busca de oportunidades de trabalho. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e, nesta edição, contou com o apoio da Diretoria de Diversidades, Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes.
A secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, ressaltou o impacto da ação para a população local: “A Caravana de Empregos vem se consolidando como a maior política pública de empregabilidade do Rio Grande do Sul, com resultados expressivos que têm colocado Canoas entre as cidades que mais empregam. E quem não conseguiu comparecer hoje, pode participar da próxima Caravana, no dia 10 de setembro, no Senai, em dois turnos: das 9h às 12h e das 13h às 15h”.
Entre os entrevistadores, estava o assistente administrativo Maicon Deivid da Costa, 41, que conseguiu o emprego atual graças à Caravana.
“Participei de sete edições em busca de oportunidades até ser contratado. Quando vim pela primeira vez como contratante, pensaram que eu ainda estava procurando emprego. Ter vivido os dois lados me ajuda a ser mais empático com os candidatos”, afirmou.
A ação também tem sido fundamental para imigrantes que escolheram Canoas para viver. O venezuelano Jimmy Milano, 39 anos, foi um dos atendidos nesta edição. “Essa ação facilita muito a nossa entrada no mercado de trabalho, pois conhecemos pouco da cidade e ainda temos a dificuldade de falar outro idioma. Aqui conseguimos reunir empresas e imigrantes em um só lugar, valorizando nossas habilidades e competências”, destacou.
De acordo com a SMDEI, a Caravana de Empregos tem como objetivo aproximar trabalhadores e empresas, promovendo inclusão, diversidade e desenvolvimento econômico no município.
Foto: Vinícius Thormann