spot_img

19 DE AGOSTO: DIA DO ORGULHO LÉSBICO

Freud foi revolucionário em seu tempo, revelando os mecanismos inconscientes que nos movem, a sexualidade infantil, dentre outras teorias que têm fundamento clínico. E quanto à homossexualidade, sua despatologização foi outro grande enfrentamento da psicanálise com a psiquiatria do final do século 19. 

Em relação ao lesbianismo, temos no “Caso Dora”, de 1901, um olhar analítico para a inclinação homossexual da paciente, como decorrente do desejo insatisfeito histérico e identificação com o masculino, mas jamais tendo uma alusão psicopatologizante com isso.  

Da mesma forma, Freud, no “Caso de uma jovem homossexual (1920)”, não tomou a demanda da família de curar a orientação sexual da paciente, o que reforça ainda hoje a palavra de ordem dos militantes: “Não há cura pra o que não é doença”.

Ouso, como estudioso e militante do movimento LGBTQIAPN+, teorizar e produzir um evento comemorativo e afirmativo da luta das mulheres lésbicas, pois a representação neste espaço tem o respaldo das parcerias que fazem a programação do “Lesbianas Pic nic e Feira da Brigadeiro”:

– A partir das 14h, a apresentadora da Parada de Alvorada, Lourdes Marron, é a mestra de cerimônias, dividindo a tarefa com a DJ Anav, que vai embalar a festa.

– Das 15h às 16h, teremos uma roda de conversa e poesia com a temática do evento.

– Das 16h às 17h, as cantoras Ilse Lampert e Leny Barcellos estarão homenageando o dia com um repertório que destacam as Divas lésbicas: Gal Costa, Cássia Heller, Marina, Adriana Calcanhoto, entre outras.

-Das 17h às 19h, um espaço se abre para manifestações voluntárias, num grupo aberto às participações no “Pagode com Gurias”.

– Das 19h às 20h, Dj Anav retorna e encerra o evento, fazendo uma verdadeira reunião dançante a céu aberto.

O palco que vem se revelando das diversidades é a Praça Brigadeiro Sampaio, a primeira de Porto Alegre. Temos algo que já é característico da gestão da prefeita Marivane Anhanha Rogério: conjugar a feira empreendedora com o lazer cultural.

Aguardamos a todos no prestigio da festa que dá visibilidade, mais uma vez ao movimento LGBTQIAPN+, neste dia, focando no orgulho lésbico com suas demandas às políticas púbicas, articulando arte, cultura e cidadania, ocupando como direito de todos os espaços públicos.

Em tempo: paternidade também é diversa: Neste domingo, parabéns a todos que exercem a função paterna com dedicação, cuidados e amor, coisas fundamentais para a estruturação de um sujeito saudável!

Gaio Fontella (Psicólogo, psicanalista, militante LGBTQIAPN+ e agitador cultural).

spot_img
Gaio Fontella
Gaio Fontellahttps://realnews.com.br/category/opiniao/blog-do-gaio/
Gaio Fontella (Psicólogo, psicanalista, graduado e pós-graduado pela UFRGS, comentarista e produtor do “Café com Análise”, no Youtube.
- Conteúdo Pago -spot_img